9 de mai. de 2013

Viver como as flores


Um jovem muito curioso, que gostava de perguntar sobre tudo o que via pela frente. Mas, devido à sua curiosidade, muitas vezes, acabava brigando e se aborrecendo com os colegas na rua. Até que um dia, por causa de seu gênio difícil, acabou sozinho. Ninguém mais queria sua companhia.

Então, o jovem resolveu procurar um senhor já bem idoso, muito respeitado e chamado por alguns de sábio, que costumava responder a tudo o que lhe perguntavam. O jovem chegou perto do idoso e perguntou:
- Mestre, por favor, me ensine como faço para não me aborrecer?
O mestre, sem entender a pergunta, disse:
- Mas como assim, meu filho, por que você anda se aborrecendo?
E o jovem explicou:
- Sabe o que é, mestre, é que algumas pessoas falam demais, outras são ignorantes, muitas são mentirosas e eu acabo ficando com muita raiva e perco a amizade delas. Hoje em dia eu não tenho mais nenhum amigo. Parece que ninguém gosta de ficar perto de mim.

O idoso, entendendo a tristeza do jovem, disse:
- É muito simples. Você deve viver como as flores.
O jovem não entendeu a orientação do idoso e perguntou:
- Ora, mas eu não sou uma flor, como é que vou viver igual a uma flor?
O idoso, então, levou o jovem até um jardim, perto de sua casa, e começou a falar:
- Repare bem nas flores. Você está vendo aquelas flores amarelas, tão bonitas?
O jovem, impaciente, respondeu:
- Sim, estou vendo, mas por quê?
O idoso paciente explica:
- Elas nasceram no esterco, e no entanto, são puras e perfumadas. Daquele adubo mau cheiroso, elas tiraram tudo o que lhes foi útil e saudável. Mas não permitiram que o mau cheiro da terra manchasse a beleza de suas pétalas. Por isso meu jovem, é natural você se zangar com as suas próprias imperfeições, seus defeitos. Mas nunca deixe que os defeitos dos outros o perturbem. Afinal, os defeitos são deles e não seus. Desta maneira, não há motivo para se aborrecer. Tente viver sem deixar que o mal que vem de fora atrapalhe no seu dia a dia. Isso é viver como as flores.

O jovem parecia ainda não aceitar muito bem as palavras do sábio idoso e voltou a perguntar:
- Ora, mas as flores são fracas e qualquer tesoura pode acabar com elas! Por isso, se eu viver como as flores, serei bonito, mas muito fraco.

O idoso, sorrindo, continuou:
- É, meu jovem, vejo que você é mesmo muito inteligente. Então, vou te contar mais uma coisa sobre as flores. Você está vendo aquela rosa vermelha que está nascendo ali?

E o jovem respondeu:
- Estou, mas o que tem a rosa a ver comigo?
- Pois é, na semana passada um rapaz muito apaixonado passou por aqui e resolveu cortar a rosa e levá-la para sua namorada. Eu fiquei muito triste, porque era a rosa mais bonita desse jardim. Por alguns dias senti falta de sua beleza, mas veja só, ela já está nascendo de novo. As flores podem até sumir por algum tempo, mas elas sempre voltam, porque têm uma raiz muito forte e bem cuidada. A flor, se plantada uma vez, nunca morre e sempre renasce. Viver como as flores, portanto, é muito mais do que saber retirar vida, beleza e perfume, do estrume. E é muito mais do que suportar um corte e responder com mais vida e mais exuberância. Viver como as flores, é entender a missão que Deus nos deu e saber executá-la da melhor forma possível. Por isso, meu jovem, vá viver a sua vida, e se achar que eu posso ensinar alguma coisa, tente viver como as flores.
A partir daquele dia aquele jovem passou a ser mais paciente, procurava ver o lado positivo de tudo o que aparecia na sua frente, voltou a ter muitos amigos e começou a viver realmente como uma flor: agradável, bonito, paciente, mas também muito forte, lutador e persistente.

LIÇÃO DE VIDA:


A melhor maneira de ser feliz é aceitar as pessoas como elas são.


Tem mais historias aqui:  https://www.facebook.com/pages/Pura-Arte-M%C3%A1scaras/237092409661553?ref=hl é só curtir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Escreva sua dúvida no campo de mensagem acima e coloque seu e-mail, para que possamos retornar.
Um grande abraço e MUITO obrigada!

Giovana Paola